sexta-feira, 20 de março de 2009

Camaro: A 4° geração de um mito sobre quatro rodas

A 4ª geração (1993-2002) do camaro trazia o estilo e linhas arredondados dos anos 90.
1993: Os paralamas dianteiros eram de plástico e o teto era na cor preta para todas as versões. Trazia motores de 160cv a 275cv (maior potência em valores líquidos desde 67), o mesmo LT1 do corvette, só que amansado, já que a GM nunca permitiu que ouvesse uma competição interna entre estas duas máquinas.
Foi mais uma vez o pace-car das 500 milhas de indianápolis.
1994: Reaparece o conversível sem os problemas de torção da 1ª e 3ª Geração. O Coupe passa a ter câmbio automático 4L60, dotado de comando eletrônico.
1995: Trazia controle de tração para o Z28, útil em dias chuvosos e terrenos escorregadios. A versão de entrada era um V6, 3.8l, 200hp e única opção de 6 cilindros p/ 1996, essa versão chegava a ser mais potente que o camaro top de 84. O topo de linha chegava a 305cv, o mais potente, desde a adoção da medida líquida em 71.
1997: Finalmente alguma novidade - a edição especial do 30º aniversário, no mesmo estilo do pace car das 500milhas de indianápolis de 69. Foram fabricados 103 SS's com o V8 LT4 do "vette" de 330cv.
1997 Penske camaro5.7 z28 ss330cv (limitado a 106 unidades)
1998: Única alteração visual da 4ª geração, trocava o faról quadrado retraído pelo faról de refletor duplo (arredondados e rente à carroceria).
1998: Camaro Police - 5.7 v8, 320hp.
O notável V8 LS1 do corvette era o 1º motor com blocos e cabeçotes de alumínio desde o ZL1 de 69. Era próximo dos 5.7l, 305hp, mas com admissão forçada chegava a 320cv.
Nos últimos anos desta geração, com alterações cada vez menores, a GM demonstrava o seu evidente desinteresse pelo seu "ponny car".
2000: Conceito 302 no SEMA - usava um V8 de 302pol³, 4,95l, com pistões, bielas e cabeçotes especiais e câmbio manual de 6 marchas com 435cv.
2000: Conceito ZL-1, com um enorme v8 de 572 pol³; 9.4l; 770cv e torque de enrugar o asfalto 94.4 m. kgf. Tinha pneus de 335/30-18 na frente e 365/40-18 na traseira. A sigla homenageava o motor de alumínio oferecido apenas em 69.
2002: A produção do camaro foi encerrada no seu 35º aniversário, com as versão comemorativa que trazia faixas decorativas. O último ponny car da marca deixava a fábrica de ST. Therese, Quebec, Canadá, depois de 4,78 milhões de unidades. Mas..., essa história não acaba aqui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário