quinta-feira, 12 de março de 2009

Camaro: A segunda geração de um mito

2ª geração do camaro (1970 a 1981): um dos maiores sucessos da GM. O carro estava maior, mais largo e baixo, o habitáculo foi recuado, ficando com capô mais longo e porta-malas mais curto. No desenho recebeu influência do Jaguar XJ. Veja foto abaixo.
O carro dos lords, um exemplo da influência européia nos carros americanos.

1970: Camaro com sua boca de tubarão bipartida pelo parachoque

1971: Camaro SS - lanternas dianteiras sob o para-choque inteiriço com clássico v8 350 ou o 396 "big block" de até 375cv.


Em 1971, o camaro perdeu 10% de potência, comparado ao de 70, devido a taxa de compressão reduzida para consumir gasolina sem chumbo. Depois veio a pressão de grupos ecológicos para controle de emissão de poluentes, seguro caríssimo, recessão para esse mercado consumidor e promoção do governo em segurança veicular resultaram na queda das vendas.
1972: Para-choque central bipartido com grade pronunciada com lanternas dianteiras ao lado dos faróis principais como no Jaguar XJ. Este foi o último ano do SS com motor V8 350 ou o 396.

1973: Camaro Z28 - em relação a 1ª geração, foram eliminadas as janelas laterias trazeiras.

1973: Camaro Z28 - após greve de 174 dias na fábrica de Norwood, mais de mil camaros tiveram de voltar à fábrica por não atenderem as normas de segurança adotadas para este ano.

Obs.: Nessa geração a porta recebia uma barra de proteção e pesava no total 45kg.

1974: Camaro Z28
O aumento de 10% da área envidraçada desta geração melhorou muito a visibilidade, também recebeu mudanças na grade dianteira, capô e para-choque.

1974: Camaro type LT - versão luxuosa e menos potente que veio substituir o camaro SS já em 1973, marcando fim de uma linha esportiva. O LT tinha para-choque reforçado e partida que só funcionava com uso do cinto.

1975: Camaro Tipe LT - desde 74 tinha para-choque de alumínio retrátil dotados de molas para absorver pequenas colisões. Vinha também o vidro traseiro envolvente com melhor visibilidade, e os catalizadores, que levou ao fim o Z28. Neste ano as vendas foram tão boas que a unidade de Van Nuys foi reativada para dar conta da demanda.

1976: Camaro Rally Sport, que voltou em 75 com pintura em 2 tons e frisos (saliências) exlcusivos, retrovisor esportivo e roda rally. Finalmente, o Camaro conseguiu vencer o Mustang e voltou a oferecer o Z28 com 185 cv.

1977: Camaro Z28 - Foi um sucesso, trazia roda de 5 raios na cor do carro, grade preta, aerofóleo d80 e instrumentãção completa.

1978: Camaro Z28 - Ainda vendia bem, mesmo com apenas 175cv na Califórnia e 185cv nos demais estados, para obedecer a rigorosas normas sobre emissões. Também era exportado para a Europa.

1978: Camaro RS Targa. Melhor os Coupe's.

1979: Camaro Z28 - vende muito bem, mas a 2ª grande crise do petróleo em 79 abalou as montadoras americanas. Trazia vidro trazeiro térmico e rádio amador de comunicação do tipo PX, muito útil numa época sem os celulares. Na Califórnia tinha motor de apenas 170 cv e 175cv nos demais 49 estados.
1980: Camaro Z28 - A segunda geração chegava ao fim e havia pouco a ser melhorado. O RS não era mais disponível. Tinha carburador com controle eletrônico para limitar o consumo.

1981: O camaro berlineta tinha calotas com trava especial. O ano em que chega o fim da 2ª geração.
1981: Camaro Z28 - perdeu a entrada de ar funcional no capô. Tinha 165cv na califórnia, 175cv nos outros 49 estados .

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