Inspirado na 1ª versão, a
Nascido para brigar com o Mustang, o Camaro começou a ser produzido em 67, depois que a GM adaptou a plataforma do sedã Nova para receber uma carroceria com um longo capô. Nascia assim um ícone sobre rodas. O sucesso foi instantâneo. Virou febre entre motoristas de 18 a 80 anos nos EUA, que viviam a incandescência dos pony cars com seus potentes motores V8, o preferido do público que busca desempenho.
Quatro anos após o lançamento do Camaro, a Ford lançou o Mustang com novo visual. A GM não ficou de braços cruzados e lançou um completamente novo, que seguiria em produção até 1981 — fim da febre dos muscle cars. Nos anos 80 a terceira geração do Camaro ganhou status de carro “normal”, vivendo sob o estigma de um nome do passado. Em 1986, o carro ainda ganharia uma versão de entrada com motor quatro cilindros de 2.5 l, 90cv, tido até hoje como uma heresia.
A versão sem sal do Camaro foi encerrada em 92. No ano seguinte aplicou-se a 4ª geração as formas arredondadas dos anos 90. Mais uma vez o esportivo não emplacou como as duas primeiras versões, mas foi produzido até 2002, quando a GM “encerrou” a saga do modelo.
Matéria publicada no site: revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte
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